Como aprender japonês lendo mangá?

Uma maneira bem rápida de se aprender com manga, é pela comparação.
Se você possuir o manga em português, pode comparar a edição brasileira com a japonesa.
Vamos ver alguns exemplos? (clique na imagem para ampliar)



Porém, não tente levar tudo ao pé da letra, pois sempre há adaptações feitas na hora de traduzir um manga, então com certeza você irá se deparar com algumas pequenas diferenças nas edições. Mas de um modo geral, é uma maneira simples e fácil de absorver conteúdo rapidamente.
Se você não possui a edição em português, não tem problema. Você pode tentar ler direto em japonês. Tenha sempre ao seu lado um dicionário, para auxiliá-lo quando encontrar palavras desconhecidas. Sempre que você encontrar uma palavra que julgue interessante ou que poderá ser útil, anote num caderno.
Também é interessante anotar frases inteiras e estruturas, pois nem sempre você irá conseguir entender tudo palavra por palavra. É importante considerar o contexto geral.

Por fim, fique sempre atento ao seu rendimento:

  • A leitura está fluindo?
  • Estou conseguindo entender a história e os diálogos?
  • Passo mais tempo olhando para o dicionário do que para o manga?
Considere sempre estes fatores antes de seguir para o próximo capítulo ou próximo volume. Se a leitura está lenta, se você demora minutos para entender um único balão, que tal escolher um manga mais simples?
Se você está entendendo a história, mesmo que superficialmente, continue! Detalhes mais difíceis de entender sempre irão existir, e a vantagem dos mangas é que são totalmente ilustrados. Aquilo que você não entender pelo texto, pode deduzir pelo desenho. No decorrer da história, provavelmente as peças irão se encaixar e  você irá entender mais, na mesma medida que amplia seu vocabulário e conhecimento.
Existem vários serviços oficiaisque disponibilizam mangas gratuitamente pela internet, como o Pixiv Comic, o Shonen Jump + e oTonari no Young Jump.

E aí, quais mangas vocês mais gostam de ler?


Nenhum comentário:

Postar um comentário